24 julho 2013

M de momentos


Hoje li no Zenhabbits sobre viver uma vida calma. Entre outras coisas o Leo Babauta fala da necessidade de ter momentos de sossego e de como isso o ajudou e ajuda a melhorar o estilo de vida. Como eu o percebo! Eu também sinto que preciso deles.

Diz também que ter tempo de sossego permite uma maior consciência dos seus atos e o tempo para pensar se o que faz vai de acordo com o modo que ele quer viver a vida. Das várias sugestões que dá, uma fez-me ficar a pensar:
“Criar um hiato entre a reação automática e a verdadeira ação de forma a dar espaço a perceber se a reação é ajustada à situação”. Não será esta a maior fonte de sossego? Se a reação for mais ajustada evitam-se os desencontros, algumas zangas, magoar de quem se gosta, etc. Hélas ainda não cheguei lá! Já respiro fundo para dar tempo a que venha uma resposta mais correta, mas dar tempo para conscientemente perceber se a reação é ajustada ainda não.

Enquanto não se chega lá, vai-se pensando a posteriori e depois remediar da forma possível (desculpas, explicações enfim todas as ferramentas possível). Também para isso me são úteis os momentos de sossego.