23 julho 2013

S de sensações


Ainda o puzzle e o processo de construção.

Há momentos em que parece que faltam peças em que nada encaixa em que é preciso acreditar que se vai conseguir atingir o objetivo.

A pouco e pouco começa-se a reunir uns grupos de peças, três, seis, dez peças até que se chega a uma figura e depois outra e mais outra até que se percebe que tudo encaixa e obtém-se a imagem global.

Pus-me a fazer o paralelo com a psicoterapia. Também nas consultas se vai explorando o que se passa com a pessoa. Vai-se descobrindo o que se passa agora, o que é influenciado pelo seu passado, aquilo que é mesmo dela e assim se vai conhecendo a pessoa. A própria pessoa vai se explorando a ela própria, às vezes descobrindo coisas de que nunca se tinha apercebido.

Há momentos em que pode ser duro, há coisas de que se quis esquecer. Tal como no puzzle é preciso acreditar que se vai chegar a uma conclusão e que o sofrimento vai ter um fim e que depois se fica bem com aquilo tudo. É quando as peças começam a encaixar, os vários momentos formam um todo que é uma história de vida, sentida.

Nesse momento abrem-se novas possibilidades para o futuro, é o momento de começar a construir a nova imagem global e seguir para a vida!

E a propósito não será também isto crescer e viver?