17 dezembro 2013

S de simplificar

Hoje ouvi uma frase que me fez pensar: se o homem consegue questionar o intemporal  é porque tem algo de intemporal em si.

Era alguém de religioso que falava, o que me fez lembrar logo outra frase que ouvi no sábado: todas as religiões tentaram controlar as duas necessidades básicas do homem, a alimentação e a reprodução. Esta dita por um cozinheiro...

É verdade, uma das minhas promessas de verão era manter os tais 50Kg (este número persegue-me) e então resolvi ir aprender a cozinha. das 5 aulas consegui fazer 4, menos mal. mas experiências em casa é que nem por isso.

Aprendi duas regras fundamentais:
Se quero sabor no líquido (tipo molhos e sopas) ponho as coisas em água fria ao lume, se quero o sabor na comida ponho em água quente. Finalmente percebi porque pomos a água a ferver primeiro e porque pré-aquecemos o forno.

Saber o porquê das coisas simplifica as ideias porque as clarifica é mais fácil fazer X porque se quer Y, do que fazê-lo porque sempre vimos fazer assim. E quantas coisas repetimos só porque sim.

Simplificar implica questionar e pensar o que realmente queremos e porque queremos.

Gosto da ideia simples de ter algo de intemporal em mim sem lhe dar nome, apenas sentir-lhe a presença.



Sem comentários:

Enviar um comentário