20 junho 2013

L de leanar

Ontem tive um momento feliz, em consequência de uma ideia de leanar acabei a destralhar.

Em conversa com uma colega ela contava a dificuldade com que estava para ir buscar uma ferramenta de trabalho emprestada. Pensei para comigo “Heis um bom exemplo de não Lean, de falta de 5 S. Se a ferramenta é assim tão útil, ela deveria tê-la sempre consigo”.

Como eu tinha uma respondi “queres te a empreste? Posso entregar-te na quarta”.
“Se pudesses dava-me muito jeito”, respondeu. Num segundo, pensei “eu até a tenho lá parada há anos!”
A minha colega comentou “Nem sabes o tempo e a gasolina que gasto a andar de um lado para o outro!”. Espontaneamente respondi “então porque não fazes melhor e compras-me a ferramenta? Há anos que não a uso.”

Fizemos negócio. Ontem entreguei-lhe a dita ferramenta. O seu sorriso de satisfação encheu-me a alma.
E mais não foi também senão leanar o seu trabalho tornando-a mais eficiente, eliminando o desperdício das deslocações de um lado para o outro para ir buscar a ferramenta. Quanto tempo não ganhará ela com isso? Já para não falar da gasolina!

Destralhar dá espaço e dá azo a estes momentos de encontros, de uma pequena conversa resolvemo-nos mutuamente um problema.

Minimizar também será isto. Estar menos preso às coisas permite esta liberdade de dispor delas em favor de um bem maior.