16 junho 2013

M de Minimizar

Aplicar os 5 S na vida particular tem que se lhe diga...

Comecemos pelo primeiro S.
整理, Seiri: Selecionar - Separar o necessário do desnecessário - Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

Para o trabalho manual ou em fábrica percebe-se facilmente o que é útil e não é útil. Útil é todo o material que vai ser usado no que se vai fazer/construir. Úteis são todas as ferramentas que vamos usar nessa construção.

Já nos serviços começam as dúvidas. Sendo o objetivo claro e as solicitações limitadas. Útil é toda a informação que pode ser usada para responder às solicitações em cima da mesa (difícil para quem está sempre a ser solicitado, mas vai-se fazendo). Úteis são os programas no computador, telefones e papéis que respondem a essas solicitações. Inútil é toda aquela papelada que nos vem parar à secretária pelas mais variadas razões. Inúteis são aqueles ficheiros todos que pusemos no Desktop por que na altura não sabíamos o que lhes fazer.

Mas e em casa?
Roupa que não usamos há mais de um ano é inútil, aquela que já não nos serve mas que fomos tendo a esperança de poder voltar a usar, quando emagrecermos/engordarmos, quando voltar a moda, etc.
Os livros e cadernos da faculdade acabada há mais de 5 anos e às vezes de matéria já bem desatualizada!
Livros que não relemos, filmes que não vemos há tempos.

Quem não tem fotos e fotos que nunca organizou porque um dia ia ter tempo (quando, ou melhor se houver reforma!) o que fazer com estas e outras lembranças?