Aplicar os 5 S na vida particular tem que se lhe diga...
Comecemos
pelo primeiro S.
整理, Seiri: Selecionar - Separar o necessário do
desnecessário - Eliminar do
espaço de trabalho o que seja inútil
Para o trabalho manual ou em fábrica percebe-se facilmente o
que é útil e não é útil. Útil é todo o material que vai ser usado no que se vai
fazer/construir. Úteis são todas as ferramentas que vamos usar nessa construção.
Já nos serviços começam as dúvidas. Sendo o objetivo claro e
as solicitações limitadas. Útil é toda a informação que pode ser usada para
responder às solicitações em cima da mesa (difícil para quem está sempre a ser
solicitado, mas vai-se fazendo). Úteis são os programas no computador,
telefones e papéis que respondem a essas solicitações. Inútil é toda aquela
papelada que nos vem parar à secretária pelas mais variadas razões. Inúteis são
aqueles ficheiros todos que pusemos no Desktop
por que na altura não sabíamos o que lhes fazer.
Mas e em casa?
Roupa que não usamos há mais de um ano é inútil, aquela que
já não nos serve mas que fomos tendo a esperança de poder voltar a usar, quando
emagrecermos/engordarmos, quando voltar a moda, etc.
Os livros e cadernos da faculdade acabada há mais de 5 anos
e às vezes de matéria já bem desatualizada!
Livros que não relemos, filmes que não vemos há
tempos.
Quem não tem fotos e fotos que nunca organizou porque um dia
ia ter tempo (quando, ou melhor se houver reforma!) o que fazer com estas e
outras lembranças?